A Dieta Low Fat é realmente boa?
Você conhece a Dieta Low Fat? o Nome lembra um pouco a Dieta Low Carb né? Então, você sabe qual é a a melhor?
“Low” quer dizer “Baixo” e “Fat” quer dizer gordura, ou seja “Baixa gordura”, e é isso mesmo que essa dieta propõe, o baixo consumo de gorduras, um pouco diferente da Dieta Low Carb que propõe um baixo consumo de carboidratos.
Como A Dieta Low Fat funciona?

A Dieta Low Fat é composta por 45 a 65% da energia vindo de carboidratos, 10 a 35% da energia a partir de proteínas e assim 20 a 35% de gorduras.
Nesse modelo de dieta é feita a restrição de carnes, ovos e produtos lácteos integrais. Alimentos vegetais ricos em gordura tais como azeite, abacate e nozes.
Low Fat ou Low Carb? Qual a melhor?

Sob a liderança de Christopher Gardner, uma equipe da Escola de Medicina da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, tentou descobrir qual é a melhor dieta ( Low fat ou Low Carb ?)
Inicio da pesquisa
Os pesquisadores recrutaram 609 participantes, de 18 a 50 anos, divididos assim entre homens e mulheres.
Foram divididos então em duas equies, uma destinada a praticar a Dieta Low Carb e outra a Dieta Low fat.
Nos primeiros dois meses do estudo, os participantes tiveram de limitar o consumo de carboidratos ou gordura a apenas 20 gramas diárias.
Depois disso, eles foram instruídos a aumentar o cardápio aos poucos conforme o necessário.
Acrescentando assim gradualmente de 5 a 15 gramas de gordura ou carboidratos conforme sua dieta
O objetivo nessa fase era o de encontrar um equilíbrio que pudesse ser mantido para o resto de suas vidas.
Conclusão da pesquisa
Ao final de um ano, as pessoas que fizeram a dieta de restrição de gorduras relataram um consumo médio de 57 gramas por dia, enquanto o grupo dos carboidratos consumiu cerca de 132 gramas diariamente, em média.
É importante notar que o consumo médio de gordura dos participantes antes do início do estudo era de cerca de 87 gramas de gordura e de cerca de 247 gramas de carboidratos por dia.
Durante a pesquisa em ambas dietas foi determinado alguns critérios que deviam então ser obrigatoriamente seguidos pelos participantes tais como:
- Comer comidas naturais e evitar alimentos processados ou porcaria.
- Fazer a dieta de modo não sentir muita fome ou privação.
No final do estudo, os participantes tinham perdido 6 quilos em média.
Ainda assim, houve enorme variação entre eles.
Alguns perderam quase 30 quilos, outros engordaram até 10.
A principal conclusão do estudo é que a estratégia para perda de peso, seja restringindo calorias ou gordura, é muito parecida.
Na opinião do cientista Christopher Gardner, não existiu uma dieta pior e outra melhor, apenas a dieta mais compatível com cada pessoa, essa por sua vez é a melhor.
Desvantagens da dieta Low Fat

Uma vez restringido o consumo de gordura, é comum que se reduza também a ingestão de proteína e aumente a de carboidrato.
Desse modo, quando o plano alimentar não é bem planejado, pode ocorrer o aumento dos níveis de glicose no sangue, aumentando a liberação de insulina e propiciando o acúmulo de gordura abdominal e o quadro de resistência insulínica.
É importante lembrar que não é recomendável a alta restrição de gordura, uma vez que precisamos desse nutriente para a formação de células e de hormônio e a absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.
Existe uma gama de alimentos industrializados com redução do teor de gordura. No entanto, os mesmos não são saudáveis, pois a grande maioria possui um alto teor de açúcares.
Dessa forma, seguir uma dieta low fat e não focar na qualidade dos alimentos pode ser prejudicial à saúde.
Benefícios da Dieta Low Fat

Esse tipo de planejamento deve ser muito bem acompanhado por um profissional, uma vez que ele pode normalizar o colesterol.
No entanto, pode não ser eficaz na redução de gordura, devido à alta ingestão de carboidrato.
Conclusão final

Embora o resultado da pesquisa do Dr. Christopher Gardner tenha mostrado que na pratica não existe muita diferença entre a Low Carb e a Low fat.
É fácil notar que a Dieta Low Fat é no minimo 2x mais arriscada que a Low Carb,
Em resumo não existe porque fazer uma dieta mais arriscada a não ser que você tenha o acompanhamento de um profissional.
O Ideal é você buscar a dieta mais saudável e que melhor se adapta ao seu organismo.
Experimente dar uma olhada no nosso artigo com as Top 8 Dietas para emagrecer saudável.
Tenho certeza que você pode achar uma boa opção de Dieta lá 💖